Hospital de Câncer de Mato Grosso lançou este mês livro infantil “A fábrica de confetes coloridos, escrita pela enfermeira Evelyn Ottonelli.
Se para um adulto a notícia do diagnóstico de leucemia é um baque e tanto, imagine como o é para uma criança! Explicar uma doença tão complexa não é fácil e se torna um grande desafio porque também envolve um longo tratamento, limitações impostas às crianças, que geralmente precisam se internar, deixar a comodidade de casa, sair da escola e dar um tempo nas brincadeiras com os amigos e familiares.

Toda forma de amenizar os efeitos do tratamento de câncer nas crianças é bem vinda! Diante dessa realidade cotidiana, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) lançou no dia 13 de dezembro, o livro “A fábrica de confetes coloridos”, de autoria de Evelyn Ottonelli, Enfermeira Facilitadora do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde (Nieps) – uma ala do hospital. O objetivo é explicar por meio de uma linguagem simples e lúdica, o que é a leucemia e os seus sintomas.
O livro também é uma forma de humanização no tratamento, processo importante dentro do hospital filantrópico, fundado há 20 anos, e conta com cerca de 458 funcionários diretos, um corpo clínico de 133 médicos e mais de 350 voluntários. Em 2018, já foram atendidos 88 mil pacientes. O Hospital de Câncer também tem trabalhos preventivos por meio da Campanha de Prevenção, onde são realizados atendimentos em 87 municípios do interior de Mato Grosso.

Segundo a Assessoria de Imprensa do HCanMT, o livro recebeu apoio do Fundo Social Ouro Verde do Sicredi, e produzido pelo Nieps, Para a elaboração do livro, houve a participação de trabalho voluntário: a publicitária Célia Alves foi a responsável pela revisão do texto; e o publicitário Marcus Paulo Valentim cuidou da ilustração.
Lançamento
O livro “A fábrica de confetes coloridos” foi lançado na Pedriatria do Hospital de Câncer de Mato Grosso, e contou com a presença de Laudemi Nogueira, presidente da instituição; do Médico Coordenador da Pedriatria do HCanMT, George Sampaio; e da gerente da agência Sicredi Morada da Serra, Larissa Crispim. Evelyn Ottonelli leu o livro para os presentes e, logo em seguida, o Coral do HCanMT fez uma apresentação.



O livro “A fábrica de confetes coloridos” é distribuído gratuitamente às crianças em tratamento da leucemia e às suas famílias. Essa realidade é possível porque houve parcerias em prol de uma causa que leva alegria, informação e entretenimento à milhares de famílias que passam todos os dias buscando minimizar as dores, desconfortos e levando muito amor às crianças com leucemia.
Assim que terminar de ler essa matéria, que tal conhecer um pouco mais sobre o Hospital de Câncer de Mato Grosso? Saiba como a sua ajuda pode salvar muitas vidas! Acesse o site aqui.
[…] via Livro explica a leucemia para crianças — Blog da Bárbara Fontes […]
CurtirCurtir
[…] Confira algumas matérias sobre o Hospital de Câncer de Mato no Blog da Bárbara Fontes: Leilão do Bem aqui. A fábrica de confetes coloridos aqui. […]
CurtirCurtir