Jovens brasileiras são premiadas em evento internacional de cooperativas de crédito
Aconteceu entre os dias 28 a 31 de julho, a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, no Centro de Convenções do Atlantis Hotel, em Nassau, nas Bahamas. O evento, considerado o maior do segmento do mundo, é uma iniciativa do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu) e promove o intercâmbio entre cooperados de vários países. Cerca de 50 países participaram, sendo mais de dois mil representantes de cooperativas de crédito. A Confederação Brasileira de Cooperativas – Confebras – levou uma comitiva com cerca de 50 participantes. A força e o empreendedorismo da mulher brasileira foram reconhecidas e premiadas no World Council Young Credit Union People (Wycup): Carla Diana Oteiro Borré e Michele Thiesen, ambas colaboradoras do Sicredi.
Wycup
O Conselho Mundial de Jovens das Cooperativas de Créditos (tradução de Wycup) é destinado a jovens cooperativistas (até 35 anos), e que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito.
Segundo informações da entidade internacional, o Wycup é um concurso que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito.
O Sicredi inscreveu projetos que priorizam a liderança jovem na realização de ações voltadas para as áreas como empreendedorismo, educação, inclusão e sustentabilidade. Onze iniciativas estavam concorrendo, sendo seis de colaboradores, e cinco foram de associados, pertencentes aos Comitês Jovem da instituição financeira.
Os projetos brasileiros concorreram com outros realizados por cooperativas de várias países, e ficaram entre os cinco premiados na edição 2019. Conheça os dois projetos do Sicredi premiados no Wycup 2019:
Carla Diana Oteiro Borré
Carla é colaboradora da Cooperativa Sicredi Norte MT/PA e representou o Brasil por meio do projeto “Mulheres que Cooperam”, desenvolvido na cidade de Guarantã do Norte. A cooperada reuniu um grupo de 60 mulheres, entre associadas e não associadas, para compartilhar ideias e debater o que poderia ser feito para contribuir com o desenvolvimento da região e aumentar a participação da figura feminina nos negócios da cidade. O movimento atua com o foco econômico, social e de educação financeira.

O movimento deu origem ao Comitê Mulher, o primeiro do Sistema na área de atuação da Central Sicredi Centro Norte, da qual a cooperativa faz parte. O comitê realiza articulação de demandas junto ao Conselho de Administração da cooperativa, e também promove a participação das mulheres em eventos e acontecimentos na sociedade. Como resultado houve crescimento de aproximadamente R$ 2 milhões na demanda do Pronaf Mulher (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na região de Guarantã do Norte, e a adesão de 126 associadas. A participação delas em cargos de liderança também aumentou. Atualmente são três coordenadoras de núcleo e 12 representantes do Comitê Mulher. Várias parcerias foram firmadas com entidades organizadas da sociedade na cidade.
Nossas cooperativas são admiradas e com essa premiação queremos envolver mais jovens colaboradores para desenvolver projetos que têm poder para transformar a vida das pessoas. Nós somos diferentes e queremos ajudar as pessoas. Temos um propósito e vamos colocá-lo em prática através de projetos”. (Carla Diana Oteiro Borré)
Michele Thiesen
O “Programa Líder Jovem” foi idealizado pela colaboradora Michele Thiesen, da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, e desenvolvido em Rodeio Bonito (RS). O programa tem como objetivo de incentivar o espírito de liderança nos jovens por meio de ações práticas que propiciem o desenvolvimento de aptidões, competências e habilidades, contribuindo para a sua participação na sociedade. As atividades são voltadas aos jovens de 15 a 17 anos, associados ou filhos de associados, que durante um ano participam de módulos de formação, conduzidos por profissionais de universidades parceiras ou da própria cooperativa.
O conteúdo envolve temas como educação financeira, cooperativismo, empreendedorismo, planejamento financeiro e dicção e oratória. A participação dos jovens no programa está condicionada a participação de seus pais, familiares ou responsáveis em um evento promovido pelo Sicredi com o objetivo de destacar a importância da presença da família neste processo de aprendizagem. Desde a sua criação, o programa formou mais de 330 jovens em 25 municípios da região de atuação da cooperativa. Outros 81 jovens estão em turmas em andamento.
“A premiação é resultado de trabalho contínuo de desenvolvimento pessoal dos participantes. A conquista é dedicada a todos os associados que fazem parte da cooperativa, que participam e fazem programas como este ter sentido e fazerem a diferença na sociedade”. (Michele Thiesen)
As vencedoras Carla Borré e Michele Thiesen receberam como prêmio, todas as suas despesas pagas na próxima edição do evento, em 2020, nos Estados Unidos.
De Mato Grosso para o mundo
A Central Sicredi Centro Norte concorreu com dois projetos e um foi premiado (da Carla Borré).
“Assistimos aqui projetos focados em sustentabilidade, que visam o desenvolvimento da agricultura familiar, o microcrédito, o crescimento da base de associados jovens, o desenvolvimento de cadeias produtivas, a educação financeira, o comitê de jovens líderes e de mulheres, uma gama de projetos que podem inspirar nossos jovens colaboradores e associados a desenvolver mais projetos e se inscrever para participar da próxima edição. Esta premiação é um grande reconhecimento desses jovens empreendedores que buscam fazer o bem para a sociedade através do trabalho nas suas cooperativas”. (João Spenthof, presidente da Central Sicredi Centro Norte)
Confira os onze projetos do Sicredi apresentados no Wycup
*Nikolas Bratz, associado da Cooperativa Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis (RS);
*Thais Christ, associada a Cooperativa Sicredi Ouro Branco, em Teutônia (RS);
*Tiago Franciscon, associado da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP, em Santo Antônio da Platina (PR);
*Sthefanie Silva, colaboradora da Cooperativa Sicredi União, que atende associados de regiões do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia;
*Moisés Alves, colaborador da Cooperativa Sicredi Planalto Central, em Catalão (GO); *Guilherme Melo, associado da Cooperativa Sicredi Paranapanema, em Cândido Mota (SP);
*Marcos Antônio Paulino, associado da Cooperativa Sicredi do Vale do Piquiri ABCD PR/SP, em Iporã (PR);
*Fernando da Silva Ferreira, colaborador da Cooperativa Sicredi do Vale do Cerrado/MT;
*Davan Rocha, colaborador do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS);
*Carla Borré, colaboradora da Cooperativa Sicredi Norte MT/PA, em Guarantã do Norte;
*Michele Thiesen, da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em Rodeio Bonito (RS)
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.
Saiba mais:
Informações sobre o Sicredi, acesse aqui.
*Esta matéria do Blog da Bárbara Fontes também contém informações da assessoria de imprensa Sicredi Centro Norte (Íconepress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo); dos sites do Sicredi, do Confabras, Woccu; e do Wycup.
**Foto de Capa: da esquerda para direita: Carla Borré e Michele Thiesen, colaboradoras do Sicredi e vencedoras da edição 2019 do WYCUP.