Literatura: ‘Com Passos e Abraços Peregrinos’

O Peregrino

Mariano Leal lança nesta sexta-feira, em Cáceres, (MT) livro que retrata a sua jornada por diversos caminhos de peregrinações. Toda renda é revertida para Apae Cáceres.

Você lê aqui Conteúdo Exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime”


“O importante é vivenciar o Caminho”, assim começa a viagem de ‘Com Passos e Abraços Peregrinos’ (Edições Aroe, selo da Entrelinhas Editora), de Mariano Leal de Paula. Muito mais do que colecionar quilômetros andados pelos os mais famosos caminhos de peregrinações, como o Caminho de Santiago, o peregrino carrega em si – além das bolhas nos pés – vários ensinamentos adquiridos em cada viagem. Mariano reúne no livro histórias de locais sagrados e de gentes -seja as que vivem nos caminhos, ou as que o autor encontrou nas peregrinações. É difícil não se emocionar com os relatos.

A pandemia obrigou Mariano a ficar em casa. Nada de viagens…nada de descobertas ou de fazer novos amigos pelo mundo. Ele aproveitou o momento para rever anotações e fotografias das viagens. “No começo deste ano, com a forte presença da pandemia, resolvi a cada dia postar [nas redes sociais] alguns textos que entendo como contrapontos e acabei me entendendo em relatar alguns de tantos momentos vivenciados com os amigos pelos caminhos”, explica para o site BBF Brasil. Aposentado e com tempo de sobra, Mariano começa a imaginar a possibilidade de publicar esses relatos. “Na verdade, até chamo de um pretenso livro. Nunca tive a pretensão, porém sempre teve pedido e de certa forma uma cobrança dos bons amigos que eu deveria escrever um livro. Não houve qualquer programação ou projeto para tal”, finaliza.


O livro

‘Com Passos e Abraços Peregrinos’ reúne 54 textos que relatam experiências vividas pelo autor, a partir de 2004, nos Caminhos de Santiago (e suas ramificações na Espanha, Portugal e França), Caminho de São Francisco de Assis (Itália), e ainda os brasileiros Caminho da Fé, Caminho de Paz, Caminho de João Luiz Pozzobon, Caminho das Missões, Os Passos de Anchieta entre outros.

Inspirado, o autor encerra o livro com a bela Oração Caminhos do Brasil.

“Acredito que cada contraponto, cada momento relatado, às vezes saindo de uma simples estória acabou se transformando numa história que no fundo serviu para o meu aprendizado, e quem sabe nessa simplicidade que foi colocada possa ser absorvida e motivadora para o interessado ou interessada que adquirir o meu pretenso livro.” (Mariano Leal de Paula)


O autor

Mariano Leal de Paulo, 66 anos, nasceu na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (atualmente Mato Grosso do Sul), porém, ainda bem pequeno mudou-se com a família para Cáceres (MT). É casado com a dentista aposentada, Joana d’Arc, com quem tem o filho Orienth. É servidor público aposentado.


Lançamentos da obra literária

Cáceres será a primeira cidade a receber o lançamento do livro ‘Com Passos e Abraços Peregrinos’. O evento acontece nesta sexta-feira (08.10), às 19h, na Sede da APAE. O livro não tem qualquer natureza de interesse comercial ou financeiro para o autor. Todo valor de venda desta edição será destinado à APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais, de Cáceres-MT.

Em novembro, o lançamento será em Aracaju (SE) durante o Xº ENAP – Encontro Nacional de Amigos Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, a ser realizado entre os dias 19 à 23.  


 Memória Afetiva

O livro ‘Com Passos e Abraços Peregrinos’ é especial para mim, Bárbara Fontes. Um dia Mariano me ligou para falar que tinha em mente um ‘pretenso livro’. Quando li os manuscritos, achei a ideia incrível e viável. E assim nasceu uma parceria que resultou neste lindo livro.

“Faço questão de registrar o apoio da Bárbara Fontes e Crislaine Nunes em dar uma cara especial na elaboração, bem como a Maria Teresa Carracedo, da Entrelinhas Editora, em acreditar e dar um toque todo especial na produção desse singelo trabalho”. (Mariano Leal de Paula)


Serviço

Lançamento do livro Com Passos e Abraços Peregrinos, de Mariano Leal de Paula

Dara: 08 de outubro de 2021

Horário: 19h

Local: Sede da APAE – Travessa Cururu, 66, bairro Cavalhada, em Cáceres-MT

Mais informações: (65) 99908.3422

16 comentários

  1. Parabenizo o escritor Mariano Leal por sua primeira obra. Almejo pleno êxito no lançamento e desde já aguardo a oportunidade de adquirir um exemplar.
    Abraço peregrino. Nilton Curvelo

    Curtir

  2. Parabéns Mariano por esse lindo gesto de AMOR.
    Não vejo a hora de adquirir um exemplar autografado por você que é uma LENDA DOS CAMINHOS.
    Desejo sucesso e que esse seja o primeiro de muitos.
    Amém!

    Curtir

  3. Amigo peregrino Mariano esse é um momento singular em sua vida e na vida de seus amigos e familiares.
    Receba meu abraço de*FELICITAÇÕES* pelo lançamento da obra literária,desejo-lhe sucesso e muitas alegrias compartilhadas.

    Curtir

Deixe um comentário