Educação Financeira: Black Friday 2021

Confira as dicas de Kuky Nunes para realizar compras seguras no dia mais esperado do ano


Na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, acontece a Black Friday, que promete ofertas maravilhosas com vários descontos. Com tantas promoções o consumidor deve ficar atento para não cair em um golpe, principalmente nas compras feitas pela internet. Segue abaixo algumas dicas para não cair em golpes ou ficar endividado.

person using laptop

Se estiver interessado em algum produto específico, pesquise os preços, salve os valores que hoje são cobrados tirando fotos ou imprimindo o anúncio, para poder comparar com aqueles que serão praticados na Black Friday, assim você saberá se a promoção e verdadeira e qual desconto está sendo oferecido.

blue denim jeans with tag

Desconfie das grandes promoções e promessas de venda de produtos com valores muitos menores ou muito maiores do que é praticado no mercado. Pesquise sobre a reputação da loja que esteja com promoções exageradas.

person holding white stylus

Se possível faça um planejamento  para comprar o que deseja á vista ou no menor números de parcelas possíveis. Fuja dos juros que aumentam o preço do produto, quando estiver diante de promoções para pagar em muitas vezes sem juros, verifique se os juros não estão embutidos no valor.

macbook pro on brown wooden table

Se for realizar uma compra online aproveitando promoção por meio de site de loja ou plataforma no exterior, observe bem a cotação da moeda estrangeira em relação ao real e veja se o câmbio está adequado. Verifique também o valor que será pago com imposto e outros encargos, bem como a previsão de entrega e a rastreabilidade de seu pedido.

No caso de arrependimento da compra de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem até sete dias para se arrepender e cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O  consumidor tem o direito de se arrepender da compra e isso é garantido em todas as vendas. Porém, algumas lojas oferecem promoções e afirmam que o consumidor não tem direito de devolver ou desistir da compra. Em todas as compras feitas pela internet, o cliente tem o prazo de reflexão de sete dias corridos para desistência.

“Amigos do BBF Brasil fiquem espertos nessas compras de fim de ano, façam tudo com planejamento financeiro e não caiam em golpes por impulsos de ter algo sem necessidade.”

(Kuky nunes – colunista de educação finaceira bbf brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s