Educação: 38ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

A competição é voltada para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições seguem até 10 de abril.


Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil, craques na Matemática, podem colocar os seus conhecimentos à prova por meio da 38ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). As inscrições estão abertas e seguem até 10 de abril.

 

O evento é realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imec). De acordo com matéria divulgada no site da instituiçação, a OMU propõe uma competição diferenciada a de outras do gênero. Por meio de formação de equipes, os participantes devem buscar soluções para os problemas e desafios apresentados pela organização.

Evento híbrido

Por conta da pandemia provocada pela Covid-19 e as suas variantes, as duas últimas edições da OMU foram realizadas no formato on-line. Em 2022, o evento será híbrido com as duas primeiras etapas virtuais, e a terceira em modo presencial na Unicamp.

A Olimpíada

A OMU está dividida em três fases, todas com provas dissertativas. Além de avaliar a pertinência das soluções, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada, de maneira comparativa. De acordo com a organização, os participantes devem fundamentar as respostas com argumentação, justificando os passos e apresentando o raciocínio feito. As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão também concorrer a uma medalha individual.

“O formato da prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Cada fase tem uma semana de duração, justamente para que os grupos discutam, pesquisem e se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas.” (Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc)

Programação

Primeira fase: de 25 de abril a 1º de maio;

Segunda fase: de 30 de maio a 5 de junho.

Terceira fase: 3 de setembro. De acordo com a organização, a última fase será realizada presencialmente na Unicamp e onde serão conhecidos os medalhistas.

Premiação: 4 de setembro. A cerimônia de premiação acontecerá na Unicamp. Serão ao menos 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze. Também são premiadas as equipes que se destacaram pela qualidade da redação e da argumentação de suas respostas. 

Sobre a OMU

A Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc). Em 2021, participaram mais de 5,8 mil alunos de escolas públicas e particulares de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Saiba mais

38ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)

Data: de 7 de março a 10 de abril

Equipes de escolas públicas: R$ 45,00 (por equipe)

Equipes de escolas particulares: R$ 135,00 (por equipe)

Alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil, devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Inscrições AQUI.

 

(BBF Brasil com Unicamp)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s