Cuiabá 303 anos: Coração da América do Sul

A capital de Mato Grosso abriga o marco do Centro Geodésico da América do Sul, um dos mais bonitos do mundo


Conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime!


Sexta-feira, dia 08 de abril, Cuiabá completa 303 anos de existência. Descoberta por bandeirantes paulistas (o chefe era Pascoal Moreira Cabral), a cidade é conhecida por sua hospitalidade e ainda por ser a capital mais quente do Brasil. Não é à toa que ganhou o apelido de ‘Cuiabrasa’.

Avenida Getúlio Vargas/Praça Alencastro, Cuiabá-MT. Foto de Bárbara Fontes.

Cuiabá está situada em local estratégico que ajudou o império português a expandir território que pertencia à Espanha. Sua importância geográfica pode ser conferida in loco na Praça Moreira Cabral, no centro da cidade, onde há um belo marco que sinaliza o centro geodésico da América do Sul. Sim, Cuiabá está no coração da América do Sul!

Centro Geodésico

De acordo com a Câmara Municipal de Cuiabá, foi Cândido Mariano Rondon, durante expedição realizada na cidade em 1909, quem determinou o exato local onde se situa o centro geodésico da América do Sul por meio de cálculos matemáticos, geográfico e astronômicos. Segundo esses estudos, o local conhecido como Campo d’Ourique, situado a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55” de longitude Oeste, tendo sido a localização geográfica reconhecida e confirmada oficialmente pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro em 1975.

Ainda em 1909, o artesão Júlio Caetano construiu um marco de alvenaria com as coordenadas geográficas do local.

Somente em 1973 foi erguido sobre o marco original, um belo obelisco de 20 metros de altura.

No chão, ao redor do obelisco há um desenho da rosa dos ventos. Seus pontos conectam com placas redondas que marcam as principais cidades da América do Sul, e a sua distância até o centro geodésico. É bonito de se ver e divertido seguir as placas.   

BBF Brasil no Centro Geodésico da América do Sul

Foto de Bárbara Fontes para o BBF Brasil (2022).
Fotos de Bárbara Fontes

O Campo d’Ourique era o local em Cuiabá onde antigamente se castigavam os escravos e também eram enforcados os condenados pela justiça. Ainda era palco das touradas cuiabanas, evento que fazia parte do calendário da cidade e reunia multidões (como as tourada espanholas).

Em 1972 foi construído ao redor do centro geodésico, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Em 2005, a sede do Poder Legislativo Estadual foi transferida para o Centro Político Administrativo (CPA), e o prédio situado na Praça Moreira Cabral é atualmente ocupado pela Câmara Municipal de Cuiabá.   

Conectividade

Com intuito de celebrar os 303 anos da capital de Mato Grosso, a Câmara Municipal de Cuiabá por meio da Coordenadoria de Cultura (Secretaria de Ações Institucionais), implantou uma placa com um QR Code na Praça Moreira Cabral. Por meio de celular, o código pode ser escaneado e direcionado para uma página na web que conta a história do Centro Geodésico da América do Sul. 

As informações sobre o ponto turístico são disponibilizadas em texto e em áudio com tradução em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Como chegar

O Centro Geodésico da América do Sul é um famoso ponto turístico da cidade. Está localizado na Praça Moreira Cabral. Além da praça, outra referência é a Câmara dos Vereadores de Cuiabá. Não tem erro, qualquer motorista de taxi ou de aplicativo consegue encontrar. O obelisco está em via pública, portanto, a visitação é gratuita.

Atenção: Cuiabá tem clima muito quente e geralmente abafado, evite andar no centro entre os horários de meio-dia até as 16h.


6 comentários

  1. Ficou linda a matéria, parabéns pelo trabalho maravilhoso Barbara, BBF sempre a frente do seu tempo nos trazendo informações leves e importante. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s