Mamma mia! Conheça a (saborosa) história da pizza
Conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime!
Uma massa bem sovada composta de farinha de trigo, fermento e água se transforma no disco mais saboroso do mundo: a pizza! Da montagem mais clássica com molho de tomate, queijo muçarela (sim, é com ‘ç’) e manjericão (a marguerita), até as sofisticadas como a de escargot, ou exóticas, como a de carne seca à pantaneira, a pizza nunca fica démodé. A iguaria gastronômica, tipicamente assada em forno a lenha é sempre atual e deliciosa.
Companheira de fim de semana de milhares de brasileiros, a pizza é um xodó por aqui! A gente gosta tanto que até esquecemos de que ela não daqui. Confira com o site BBF Brasil , 7 curiosidades sobre a pizza!
1- A pizza nasceu na Itália?
Não é errado associar a pizza com os italianos, porém, de acordo com relatos históricos tudo começou no Egito. Há também registros que citam a Fenícia e a Grécia. A verdade é que ninguém sabe direito da sua origem. Os primeiros escritos da palavra ‘pizza’, do latim antigo da cidade de Gaeta (Itália), datam de 997 (d.C.).
A pizza como a conhecemos, se deve a cidade de Nápoles, localizada ao sul da Itália.
2- Patrimônio imaterial do mundo
Em dezembro de 2017, a Unesco reconheceu a ‘Arte dos pizzaiolos napolitanos’ como patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com o site Post-Italy foram oito anos de negociações internacionais até a declaração da entidade ligada à ONU. O título reforça a identidade gastronômica secular do povo italiano. Para uma pizzaria, fora de Nápoles, obter o selo de pizza napolitana é necessário seguir regras específicas e utilizar somente os produtos autorizados pela Associazione Verace Pizza Napoletana.
3- Tá na boca do mundo
De acordo com a Wikipedia italiana, ‘pizza’ é a palavra italiana mais famosa do mundo.

4- Homenagem à rainha. Será?
Em 1889, durante visita do rei Humberto I e da rainha Margherita a Nápoles, o pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito foi designado para preparar uma pizza especial para os monarcas italianos. O chef apresentou três opções de sabores para a rainha, e esta escolheu uma receita com ingredientes tinham as cores da bandeira da Itália: o verde, do manjericão; o branco, da muçarela; e o vermelho, do tomate (descoberto no continente americano). Raffaele então batizou a pizza com o nome Margherita, em homenagem à soberana. Esse fato realmente aconteceu? Há muita discussão sobre isso, porém, há um grupo forte de estudiosos italianos que afirmam ser um episódio falso.
5- Tipos de Pizzas italianas
Cada região da Itália tem uma pizza para chamar de sua:
*Pizza Verace – Nápoles
*Pizza Siciliana – Sicília
*Pizza Romana – Roma
*Pizza Genovese – Gênova
*Pizza Pisana – Pisa e províncias de Lucca e Livorno
*Pizza al Tegamino – Torino
*Pizza al Trancio – Milão
6- Pizza nossa de cada dia
A pizza chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes italianos. Para os brasileiros foi ‘amor à primeira fatia’. De acordo com o livro Retalhos da Velha São Paulo, escrito por Geraldo Sesso Jr., a primeira vez em que se vendeu uma pizza foi na extinta Cantina Santa Genoveva, que se localizava no bairro do Brás (reduto da imigração italiana), em São Paulo. O dono do estabelecimento era Carmino Corvino (dom Carmenielo), um imigrante napolitano. Então, as primeiras pizzas comercializadas no Brasil eram receitas genuinamente de Nápoles!

7- Dia da Pizza
Anote na agenda: 10 de julho é o Dia da Pizza. A data é uma invenção brasileira, aliás paulistana. Tudo começou em 1985, na cidade de São Paulo, com um concurso para eleger as dez melhores receitas de muçarela e marguerita. O evento fez tanto sucesso que Caio Luís de Carvalho, à época secretário de Turismo, instituiu a data de encerramento, 10 de julho, o Dia da Pizza. A data é celebrada em todo país.
BBF Brasil provou e aprovou! *
Para celebrar o Dia da Pizza (10.07), o jeito é comer uma bem saborosa. A escolha foi uma de tamanho big com três sabores:

a clássica marguerita; o famoso frango catupiry; e uma para lá de especial: carne seca à pantaneira – uma homenagem ao Pantanal Mato-grossense.
E para a sobremesa, uma pizza broto de brigadeiro.
Servidos?
As pizzas são da pizzaria Dom Roger (@pizzariadomrogervg), localizada em Várzea Grande-MT (whats 65-99345.5079). A pizza de lá faz tanto sucesso que até já foi para São Paulo!
*O site BBF Brasil pagou pelas pizzas, portanto, não é uma matéria patrocinada. A escolha pela pizzaria Dom Roger se deve a dois motivos, primeiro porque é uma das mais deliciosas do mundo; e segundo, fica perto da nossa Redação.
Foto de capa: BBF Brasil. Direitos Reservados.
Gostou da matéria? Acesse Já o site BBF Brasil para mais conteúdos!
Faça parte dos AMIGOS DO BBF BRASIL. Clique na imagem para mais informações:
Muito interessante!
CurtirCurtir