Artes Visuais: ‘As Brasileiras Etnias’

Exposição que reúne 28 artistas em Chapada dos Guimarães (MT), em diferentes técnicas e linguagens, celebra as ancestralidades indígena e africana


Conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime!

As ancestralidades indígena e africana que marcam o DNA do Brasil são pontos de partida para uma jornada artística que reúne poesia, fotografia e artes plásticas. Idealizado e organizado pelo poeta Airton Reis, a exposição ‘As Brasileiras Etnias’ reúne 28 artistas de diferentes técnicas e linguagens e poderá ser conferida entre os dias 23 e 30 de abril, no Ateliê Arte Via, em Chapada dos Guimarães. A abertura do evento acontecerá no dia 22 de abril, às 19h. O projeto, a curadoria e a realização do evento ainda contam com participações de Maria Angélica Schimidt, Nivea Castro e Daianne Silva. As visitações ocorrerão por meio de agendamento (Saiba mais no final desta matéria).

Nos últimos anos, Chapada dos Guimarães tem se destacado nas artes visuais de forma notável. Vernissages individuais e coletivas têm sido recorrentes na cidade famosa no país e no exterior por seus atrativos naturais. Unir a beleza indiscutível de Chapada com o fomento das artes é uma ideia bem-vinda e necessária.    

“Porque lá [Chapada dos Guimarães], a ancestralidade étnica indígena e africana é a partida inicial desta exposição cultural itinerante. E, também, porque Chapada dos Guimarães é a cidade natal de duas homenageadas históricas no evento: Ana Martinha da Silva (1880-2004), e Francisca Corrêa da Costa (1914-2022).”

— Airton Reis, poeta e idealizador da exposiçao ‘As Brasileiras Etnias’.

‘As Brasileiras Etnias’

De acordo com Reis, a exposição contempla obras de artistas que por meio das artes visuais retratam as ancestralidades indígenas e africanas. Ainda contará com trabalhos de poetas renomados. O cerimonial de abertura contará com o jornalista Elias Neto e Adilmira Reis, e ainda com a participação de 20 indígenas do Parque Nacional do Xingu que farão a apresentação da ‘Dança do Fogo’. A comitiva trará na bagagem, “artesanato em cerâmica, madeira, cestaria, adornos e plumagem que estarão expostos e disponíveis para comercialização”, explica o poeta. As etnias xinguanas que estarão presentes são os Yawalapiti, os Kuikuro, os Waurá, e os Kalapalo. “São caciques, pajés e guerreiros”, finaliza.  

O evento artístico acontecerá na residência da artista plástica Nivea Castro (sempre parceira do BBF Brasil). Famosa por realizar exposições memoráveis em Chapada dos Guimarães, a ‘Brasileiras Etnias’ tem tudo para ser uma reunião entre artistas e apreciadores da arte contemporânea.

“Participar do projeto e realizar a exposição em meu ateliê significa para mim uma resposta à exposição anterior [‘Nivea por Nivea’]. E que a vida continua e a gente precisa abraçar e promover encontros e reencontros. Aliás, a minha primeira exposição a em Chapada foi por meio de uma coletiva ao lado do querido e saudoso Irigaray [falecido em 2021], e se chamava ‘Reencontro’. A exposição ‘As Brasileiras Etnias’ representa o melhor momento da minha vida enquanto artista plástica. E eu sou fã de todos os artistas que participam da exposição.”

— Nivea Castro, artista plástica

Abertura

De acordo com a organização, a abertura do evento será no dia 22 de abril, pontualmente às 19h e se encerrará às 21h. O local receberá um número limitado de 100 pessoas por motivo de espaço e de não aglomeração.

Visitações em Chapada dos Guimarães

As visitações iniciam a partir de 23 de abril, no horário comercial e por meio de agendamento. Segundo a organização, cerca de 18 escolas públicas e privadas de Chapada dos Guimarães já estão agendadas. Além de conhecer as obras expostas, os alunos participarão de atividades lúdicas e educacionais guiados por artistas integrantes da exposição.

Evento Itinerante

Depois de Chapada dos Guimarães, a exposição ‘As Brasileiras Etnicas’ seguirá para Cuiabá, na Casa Cuiabá. A abertura está prevista para 13 de maio, e visitação agendada até 20 de maio. De acordo com o idealizador e organizador Airton Reis, a exposição em terras cuiabanas tem como público-alvo, alunos das escolas públicas e privadas que terão a oportunidade de realizar atividades lúdicas e educacionais ministradas pelos artistas participantes.

Idealização e Organização

O primeiro insight para ‘Brasileiras Etnias’ surgiu da mente do premiado poeta Airton Reis, 60 anos. Natural de Cáceres (cerca de 230 km de Cuiabá), Reis é geógrafo, poeta vocacional, educador ambiental e ceramista artesanal. Reis atua no setor cultural há 40 anos. É acadêmico da ABMLP – Academia Biblioteca Mundial de Letras e Poesia, e da AIAP – Academia Intercontinental de Artistas e Poetas. Ainda é Embaixador Universal da Paz e Embaixador Cultural em Mato Grosso pela AIAP. Premiado em diversos concursos literários, o poeta é autor de ‘Reversos’, Cidadão em Contos’, entre outros 40 livros. ‘Sonata Poética da Liberdade’ (alusiva aos 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven), e ‘Isabel: A princesa das camélias’ (editora Mundo Cultural World) são algumas de suas obras que participaram de antologias nacionais e internacionais.

A exposição contará com obras de povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, poetas, artistas plásticos e fotógrafos. Ainda conta com convidados especiais como o Cônsul de Portugal, Augusto Frederico Muller; a escritora, pesquisadora e artista plástica, Célia Maria Leite, de Quixeramobim (CE); o historiador Dr. Romyr Conde Garcia (Cáceres-MT); Tatiana Santos, presidente da AIAP – Academia Intercontinental de Artistas e Poetas (Curitiba-PR); Sueli Batista, presidente da AML – Academia Mato-grossense de Letras; Ana Luiza Costa, presidente do IMUNE – Instituto Mulheres Negras de Mato Grosso; e Darlene Yaminalo Taukane (Paranatinga-MT), pesquisadora e a primeira mulher indígena a receber o título de Mestre em Educação no Brasil.

Ainda conta com apoio institucional do Governo de Mato Grosso, Prefeitura e Câmara de Chapada dos Guimarães, Unemat, AIAP Brasil, revista Camalote, TV Cuiabá, TV Chapada, TV Centro América, Lauristela Guimarães e Luiz Poção.

Confira o vídeo de divulgação da exposição ‘As Brasileiras Etnias’

Divulgação

Serviço

‘As Brasileiras Etnias’ – exposição de Artes Visuais

Abertura: 22 de abril

Horário: 19h

Visitação agendada até o dia 30 de abril

Local: Ateliê ‘Arte Via’, da artista plástica Nivea Castro: Rua D, número 06. Bairro Florada da Serra – Chapada dos Guimarães – MT

Informações e Agendamento: 65-99929.2105


Ficha Técnica

Categoria POESIA

Airton Reis

Antônio Costa

Luiz Paulo Flôres.

Luciene Carvalho.

Tatiana Santos Azevedo

Zita Eliney da Conceição

Carmen da Cunha Moraes

Zeila Cecília Conceição e Silva

Categoria FOTOGRAFIA

Raí Reis

Jana Pessoa

Hérik Richard

Geraldo David

José Medeiros

Priscilla Freitas

João Milano Reis

Daniel Meneguini

Henrique Santian

Categoria ARTES PLÁSTICAS

Deuseni Félix

Nadja Lammel

Patrícia Bayma

Odete Venâncio

Dayana Trindade

Edilaine Domingas

Nívea Castro

Márcio Aurélio dos Santos

Lucileicka David (ceramista)

Participações Especiais:

Rose Reis

Amélia Alves.

Cerimonial: Elias Neto e Adilmira Reis


Foto de capa: Tela de Deuseni Félix. Divulgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s