CULTURA: MON NA PALMA DA MÃO

Museu Oscar Niemeyer disponibiliza em site, rico acervo infográfico e exposições que podem ser acessados a qualquer momento. Gratuito.


Curitiba, capital do estado do Paraná, é considerada uma das cidades mais bonitas do país. Além de abrigar muitos parques e famosos pontos turísticos, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, ainda possui um dos museus mais importantes do mundo, o Oscar Niemeyer (MON). Espaço cultural é dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. De acordo com o site, o MON possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva – o que lhe confere o título de o maior museu da América Latina. Inaugurado em 2002, o belo projeto é assinado por Oscar Niemeyer – sim, o museu leva o seu nome.

O destaque da arquitetura é um olho gigante. O MON é aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h30. Toda quarta-feira, a entrada é gratuita. Mais informações no SAIBA MAIS.

Em 2020, o MON ficou fechado por sete meses consecutivos por conta da pandemia provocada pela COVID-19. Em março de 2022, o museu incorporou a maior coleção já doada à instituição, cerca de 4,5 mil obras do artista Poty Lazzarotto (1924-1998), entre desenhos, gravuras, tapeçarias, entalhes, serigrafias, esculturas entre outros. De acordo com assessoria, nos últimos anos, o acervo do Museu Oscar Niemeyer quintuplicou de tamanho, totalizando 14 mil obras de arte.

MON na palma da mão

Feliz de quem pode visitar o Museu Oscar Niemeyer a qualquer momento. E quem não pode e quer conhecer, basta acessar o site e visitar as exposições que estão disponíveis.


Exposições virtuais do MON.

O bacana de tudo isso é a possibilidade de apreciar as obras expostas em todos os detalhes, e pode demorar o tempo que quiser! Ainda não precisa pagar nada para acessar as exposições virtuais.  

Memória Afetiva

Em 2014, eu, Bárbara Fontes, estive no MON e a rara oportunidade de conhecer bem de perto o acervo fotográfico da artista plástica Frida Khalo. Foi uma grande emoção ver o ‘grande olho’ e passar a tarde toda no maior museu da América Latina. Recomendo!

SAIBA MAIS

Exposições virtuais do MON

Site do MON


BBF BRASIL é um site de conteúdo criativo e de jornalismo. Todos os direitos reservados. Plágio é crime!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s