Eleições 2022: Primeiro Turno

Ainda não sabe o seu local de votaçao? Não se preocupe, o BBF Brasil vai ajudar você!


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal. O mais importante ato democrático do país acontece neste domingo (02), das 8h às 17h (horário de Brasília), 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Eleitores podem votar na urna eletrônica cinco vezes: para deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República – nesta ordem. 

Consulta de local de votação

A evolução tecnológica possibilitou a solução de problemas na palma da mão, principalmente quando o assunto é pleito eleitoral. O TSE criou aplicativo que facilita a vida dos eleitores a qualquer momento, como consultar o local de votação no dia das eleições.  

As plataformas estão atualizadas, inclusive com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo.

Passo a passo

Acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página. Depois, acesse “Eleições 2022” e, em seguida, consulta ao local de votação. Use os campos para pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF e clique em “Consultar”.

Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também dispõem de um espaço para a pesquisa dessas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

e-Título

Já o aplicativo e-Título, a versão digital do título, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O que você precisa saber antes de sair de casa para votar

Confira as dicas do TSE:

A votação acontece das 8h às 17h tendo como referência o horário de Brasília (DF). Ou seja, cidades com fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital federal. A uniformização dos horários é uma novidade desta eleição.

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal.

Ainda é possível votar a com a versão digital do título, obtida no Título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.

Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente.

No dia 02 de outubro, primeiro turno do pleito eleitoral, você vota nos seguintes cargos e nessa ordem:

 deputado federal (com quatro dígitos)

depois deputado estadual ou distrital (com cinco dígitos)

senador (com três dígitos)

governador (com dois dígitos)

presidente da República (com dois dígitos).

Imagem: TRE-SC

(BBF Brasil com TSE)

Saiba mais:

http://www.tse.jus.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s