Caminho da Fé celebra 20 anos!

A história da rota de peregrinação mais famosa do Brasil pode ser conferida em livro comemorativo.


Conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime!

O que a cidade paulista de Águas da Prata tem em comum com o vilarejo Roncesvalles, na Espanha? Qualquer peregrino brasileiro tem a resposta na ponta da língua: os dois locais são rotas importantes de peregrinações. Roncescalles, localizada na fronteira com a França, é para muitos o início do Caminho de Santiago (Caminho Francês). Águas da Prata é o local de origem do Caminho da Fé, que atualmente conta com dezenas de ramais entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Todos com destino final ao Santuário de Aparecida do Norte (SP).

A ideia do Caminho da Fé nasceu justamente no Caminho de Santigo, pelo visionário Almiro Grings, em 1999. À época ele tinha 56 anos e recém-aposentado. De acordo com entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo em 2002, ele contou que o impulso para a criação do itinerário religioso foi dado pela organização não-governamental Scorp (Sociedade Comunitária Renovação e Progresso) de Águas da Prata. Em 2002, o sonho vira projeto com corpo, alma e trilha com ajuda dos amigos Clovis, Rosa, Cida e Iracema. O grupo visita cidades e o Santuário de Aparecida do Norte. E quando uma boa ideia se junta com ação e boa vontade, o resultado é sempre positivo, e assim o traçado do Caminho da Fé surge por meio de parcerias com prefeituras (o início contou com 13 cidades) e empresários locais. O Caminho da Fé vai além do cunho religioso, contempla também a viabilidade econômica, desenvolvimento sustentável e inovação do segmento turístico. Em 2003 é criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF) e ainda o lançamento oficial da trilha que percorre cidades paulistas e mineiras.

As imagens abaixo são do site oficial do Caminho da Fé.

Vinte anos se passaram e o Caminho da Fé coleciona números impressionantes: 72 cidades participantes (2.500 quilômetros de trilha) por onde já passaram cerca de 80 mil peregrinos. A economia regional é movimentada por meio de 450 mil empreendimentos que promovem emprego e renda. E muitas histórias de superação, fé e autoconhecimento.

Caminho da Fé: livro comemorativo

A história e o legado do Caminho do Fé podem ser conferidos em uma edição comemorativa. O livro será lançado em maio deste ano, e a pré-venda já está disponível.

O site BBF Brasil conversou com Ana Paula Ferreira Rinaldi, advogada e coordenadora do projeto do livro comemorativo dos 20 anos do Caminho da Fé. Segundo ela, o livro é para todas as pessoas, independente de idade, classe social ou crença, assim como é o Caminho da Fé.

Imagina um livro de contação de histórias:  REAIS, VISUAIS, SENSORIAIS…MÁGICAS ! Iniciando com a própria vida do idealizador do Caminho da Fé, Sr. Almiro Grings, e toda a trajetória coletiva, tanto na parte executiva  do projeto à cargo da Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF ), quanto das pessoas envolvidas como diretoria,  comunidades, poder público, peregrinos, ciclistas, apoiadores,  que transformam o viver de cada um e seus próximos. Um registro oficial desse período rico, produtivo, certo e sempre em expansão. (Ana Paula Ferreira Rinaldi)

Para Ana Paula, o livro ainda representa, sobretudo, uma compreensão essencial e fundamental ao meio ambiente, que nos salvam todos os dias, física e mentalmente. E para quem deseja fazer o Caminho da Fé, porém, ainda falta a coragem? O livro seria um bom estímulo? Com bom humor ela responde que “corre-se o risco (rsrsrs) de uma “pessoa leiga”, que adquirir o livro comemorativo deixar as histórias fazerem “ efeito”. O livro pode ser o ponta pé incial para todos aqueles que sonham um dia colocar mochila nas costas e caminhar por trilhas incríveis. “E planejar a sua própria história, sua própria trilha de longo curso na mais querida do Brasil, que é o Caminho da Fé”, finaliza.

Trecho do Caminho da Fé (foto do site oficial).

Pré-venda do livro

Como parte das comemorações dos 20 anos do Caminho da Fé, o livro comemorativo é uma das ações que a gestora de planejamento Camila Bassi e equipe da AACF orquestraram para que fosse possível esse registro oficial de uma forma respeitosa, profissional e exclusiva.

De acordo com Ana Paula, para a realização do projeto, optou-se por um financiamento coletivo (crowdfunding) onde por meio de uma plataforma digital (KICKANTE) houvesse um alcance maior de envolvidos, e juntos, colaborar na produção do livro até a impressão. Não é doação. É uma pré-venda exclusiva, onde o participante poderá optar por uma das duas recompensas: um livro exclusivo com brindes ou um livro exclusivo com uma dedicatória do Sr. Almiro Grings. A previsão é que o livro esteja pronto em maio de 2023. Mas para isso é necessário bater a meta da campanha! Garanta já o seu!

Saiba Mais

Como adquirir o livro comemorativo do Caminho da Fé: AQUI.

Site Caminho da Fé

Redes Sociais:

Facebook: caminhodafe-associacao

Instagram: @caminhodafeassociacao


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s