Cultura: Festa de São Sebastião

Evento tradicional cuiabano completa 76 anos e tem levantamento de mastro, missa, reza cantada, chá com bolo, almoço e jantar. A festa segue até segunda-feira (23.01). Entrada franca. Confira programação.


Desde sexta-feira (20.01) acontece a Tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, que comemora 76 anos de tradição e muita fé!

A anfitriã da festa é dona Matilde da Silva, mentora da Associação Flor do Campo, um quintal potente que preserva a cultura popular cuiabana, junto com o esposo Daniel da Silva. Serão quatro dias de programação neste quintal, no bairro Parque Ohara, em Cuiabá, seguindo todo o rito de levantamento de mastro, missa, reza cantada, chá com bolo, almoço e jantar. Com direito a bailão das bandas Scort Som, Mega Som, Real Som, Lambadão dos Federais, Embalo Sim, Pagode Silva, e apresentação de Siriri dos grupos Flor do Campo e Flor do Atalaia. A entrada é franca.

Com seu largo e belo sorriso, Dona Matilde da Silva comanda com maestria a Associação Flor do Campo: um grupo familiar composto por 12 pares para o Siriri, cinco tocadores e cinco mulheres no backing vocal, que aproximadamente 40 anos dançam, cantam e tocam, fazendo a batida da saia, o gingado do corpo e o pisado tradicional apoteótico!

“A raiz não pode ser deixada de lado para se fazer o bom Siriri!” Esse é o lema do Flor do Campo, cuja identidade é a dança, com fé e devoção, principalmente a São Sebastião, que é o grande motivo da festa. (Foto: D. Matilde)

“Meu sogro que começou essa festa. Ele teve a doença chamada ‘fogo selvagem’ e foi para Campo Grande (MS) enrolado em folhas de bananeira, muito mal. Um dia ele se sentou embaixo de uma árvore, atrás do hospital, e disse: – Oh, meu São Sebastião, se vós me curar eu vou trocar de santo e fazer uma festa todo ano à São Sebastião. Não foi nem 15 dias e ele se curou. Ficou com o corpo limpo e nem parecia que ele tinha tido a doença”, conta dona Matilde.

E assim começou a festa, há 76 anos, no bairro São Francisco, no “Quebra Pote”, onde foi realizada por muitos anos. Já no leito de morte de Narciso Sampaio reuniu os filhos e pediu que todos dessem continuidade, pois era o santo padroeiro da família deles. No entanto, nenhum filho se propôs a fazer.

Quem deu continuidade após a morte do sogro foi o pai de Matilde, o senhor Leocardio da Silva, por 20 anos. “Aí meu pai faleceu e ficou eu e o meu marido fazendo essa festa. Já tem uns 20 anos também. Fizemos por cinco anos no Colônia, em frente ao Café Brasileiro, mas depois que o local fechou decidimos fazer no quintal de casa, com a cozinha no fundo dela. São Sebastião é o padroeiro do meu grupo Flor do Campo e Nossa Senhora Aparecida, do Flor do Jardim, e por isso o nome dos dois na festa. Vocês estão todos convidados!”, destaca Matilde.

Neste ano a festa conta com o Patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado Wilson Santos, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação.


Confira PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira 20/01

Chegada da bandeira

Levantamento de mastro

Jantar

Reza cantada

Cururu;

Sábado 21/01

Às 08h – Missa e chá com bolo

Às 22h – Bailão com música ao vivo com as bandas Scort Som, Mega som, Real som, Lambadão dos Federais e Embalo Sim;

Domingo 22/01

Apresentações culturais com os grupos de Siriri Flor do Campo e Flor de Atalaia

Almoço

Bailão com as bandas de lambadão e do Pagode Silva

Entrada franca até 13h

Segunda-feira 23/01

Decida do mastro

Reza cantada de Nossa Senhora Aparecida e a tradicional feijoada

SERVIÇO

A festa será realizada no Quintal Flor do Campo, localizado na avenida Tapirapés, quadra 05, casa 04, esquina com a rua dos Pardais, no bairro Parque Ohara, na região do Coxipó, em Cuiabá.

(Texto e Fotos: Beatriz Saturnino – assessoria/Edição e Designer: BBF Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s