Sete municípios de Mato Grosso receberão capacitações e consultorias gratuitas.

Já começaram as aulas das primeiras turmas do Circuito Empreenda Mais CDL.
A aula inaugural teve início na segunda-feira (27.02), nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. O programa de empreendedorismo é realizado por meio de parceria firmada entre a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec).
Oportunidade para todos
As capacitações e consultorias do circuito são gratuitas e destinadas para um total de 350 pessoas, distribuídas em turmas em sete municípios do Estado. Os participantes são pessoas que pretendem ter o próprio negócio ou que já estejam atuando no mercado, mas que podem ter a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos como empreendedores.

“O primeiro dia foi muito produtivo e de muito conhecimento. As minhas expectativas são muito boas em relação ao curso. Acredito que vai me ajudar a melhorar o meu negócio”, comenta Alex Batista, 24 anos. Morador de Nobres (cerca de 123 km de Cuiabá), ele vai empreender na área de Consultoria de contabilidade.
De acordo com o coordenador do circuito em Mato Grosso, o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, na abertura da primeira turma em Cuiabá relatou que o objetivo é “contribuir com o empreendedorismo mato-grossense, aplicando uma metodologia avançada de capacitação que ajudará diversas pessoas a aprimorarem seus conhecimentos e assim a realizarem seus sonhos de empreendedores”, diz ele, explicando que o trabalho iniciado será aplicado para elevar a autoestima, o conhecimento e uma forma consciente de obter mais renda para que, ao concluir o programa, cada participante possa sair com um plano de trabalho efetivo e com boas ferramentas de aplicação para o seu negócio.
Para Wellington Pinheiro, empreendedor do ramo imobiliário na capital Cuiabá, a capacitação chegou na hora certa. “Estou no meu primeiro mês de trabalho, iniciando essa jornada desafiadora de empreender e a oportunidade veio de fazer o curso na CDL. O empreendedorismo está na minha veia e agradeço a oportunidade. Tenho muito que aprender ainda e hoje, primeiro dia de aula foi sensacional”.
Descentralização
Já o presidente da FCDL/MT, David Pintor, falou da importância do circuito para o Estado. “Estamos com ótimas expectativas quando ao Circuito. Hoje foi dado só o primeiro passo e estamos muito orgulhosos de termos todas as salas lotadas. Isso mostra a vontade de cada participante em ser um empreendedor. São muitos os sonhos e percebemos nos participantes a vontade de realizá-los e estamos aqui junto com o Governo de Mato Grosso para contribuir nessas realizações. Ser empreendedor é desafiador, porém é esse desafio que nos move todos os dias”.
Para João Paulo Tavora, 42 anos, empreendedor na área de instrumentos musicais e morador na cidade de Várzea Grande, a capacitação pode ser importante porta de entrada para o mundo dos negócios. “Estou com novas ideias de abrir outros empreendimentos e infelizmente a gente abre um negócio para depois aprender, agora quero fazer diferente. Aprender e depois abrir um novo negócio. Eu estou com excelentes expectativas em relação ao curso”.
Parcerias
O Circuito Empreenda Mais CDL foi possível por meio de parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec).
Para o governo de Mato Grosso o foco é capacitação. “Estamos oferecendo aos empreendedores, não apenas, a facilidade de abrir sua empresa, de obter incentivos fiscais sem burocracia e com isonomia, mas também oferecendo ferramentas, especializações. Esse projeto em parceria com a CDL mostra direcionamento para quem sonha em ter o próprio negócio e para quem deseja se destacar no mercado. Essas consultorias gratuitas personalizadas abrem mais portas de oportunidades, geram mais empregos e aumentam a renda desse empreendedor”, destacou o secretário da Sedec-MT, César Miranda.
Novas turmas
Ainda dá tempo de participar do Circuito Empreenda Mais CDL. Para quem ainda tem interesse em participar, vagas ainda estão disponíveis para as turmas das cidades de Várzea Grande, com início no dia 06 de março e Livramento, iniciando no dia 13 de março.
Basta acessar o site www.circuitoempreendamaiscdl.com.br e se inscrever.
Metodologia
A formação dos participantes é baseada na metodologia exclusiva By Necessity, elaborada pela Besouro Agência de Fomento Social, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após onze etapas que somam 20 horas de capacitação.
“Nosso objetivo nesses cinco dias é levar conhecimento aos alunos, pois muitos empreendedores acabam se perdendo em poucos detalhes e nesta metodologia conseguimos trazer ele para a realidade, fazendo com que o seu negócio tenha estabilidade mais à frente”, explica o facilitador Rafael Antunes.
(BBF Brasil com Assessoria FCDL/MT)