Cultura: Música e solidariedade marcam festividades de 304 anos de Cuiabá

Apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini que acontece neste domingo (23), no Parque das Águas, vai arrecadar alimentos não perecíveis para o projeto Sesc Mesa Brasil.


Conteúdo bbf brasil. acesse, siga & compartilhe

Na manhã de clima agradável (20.04), véspera de feriado nacional, jornalistas, autoridades e convidados se reuniram no Sesc Arsenal, um dos lugares mais bonitos da calorenta Cuiabá, para o lançamento do concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) com Flávio Venturini.

O evento será será realizado, neste domingo (23), às 18h30, no Parque das Águas.

 A ação cultural é promovida pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Sistema Fecomércio-MT, Shopping Três Américas e Fundação Uniselva.

A entrega de um 1 kg de alimento não perecível (por pessoa) valerá como ingresso solidário para assistir ao espetáculo musical.


O cantor e compostitor Flávio Venturini é parceiro musical de Milton Nascimento.

(Foto: Divulgação)

Eles juntamente com Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges criaram, no início da década de 1960, o movimento musical Clube da Esquina, em Belo Horizonte (MG). Em 1979 criou a banda 14 Bis com o irmão Cláudio. Ao final da década de 1980, ele parte para a bem sucedida carreira solo.

A vinda de Flávio Venturini é uma ótima oportunidade para os fãs da boa música brasileira ouvir clássicos como ‘Espanhola’, ‘Noites com Sol’, ‘Clube da Esquina II’ entre outros.


Crédito: Divulgação.

A apresentação ainda marca o início da temporada de 2023 da Orquestra Sinfônica da UFMT. Fundada há 44 anos, a orquestra transita entre o erudito, cult e popular, e já reuniu até 30 mil pessoas em seus concertos públicos.

Atualmente é regida pelo maestro Fabrício Carvalho, que também é Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Sob a batuta de Carvalho, a orquestra já subiu aos palcos ao lado de artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Roupa Nova, Dominguinhos, 14 Bis, Vanguart, Guilherme Arantes, Daniel entre outros. O maestro é responsável por mesclar a música erudita, a popular e ainda o rock, na prmeira inesquecível apresentação com a banda mato-grossense Strauss, na década de 1990.

“O espetáculo musical surgiu de uma conversa com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aluízio Leite, sobre a necessidade de juntar forças. O secretário é o pai dessa ideia, de realizar o evento. Conversei com Flávio Venturini, que é meu amigo pessoal. Ele ficou muito animado e me disse: Vou pra Cuiabá sim!”, comenta o maestro Fabrício de Carvalho para o site BBF Brasil. Ele ainda explicou que após levantarem todos os custos para realizar o espetáculo, buscaram os parceiros e apoiadores.

Maestro Fabrício e o secretário Aluízio Leite. Crédito: Maurício Motta (Procev-UFMT)

“E deu tudo certo”, nas palavras do maestro e continua, “É um concerto lindo com músicas de Flávio e de outros compositores mineiros como Beto Guedes e 14 Bis. São 50 anos de música brasileira. É para celebrar o amor, celebrar a boa vontade e o bem-querer entre as pessoas. Será um evento lindo para a sociedade”, finaliza emocionado.

Ainda para o site BBF Brasil, Fabrício comenta em primeira mão, o próximo projeto que unirá o Ballet clássico e a orquestra sinfônica. “No próximo 28 de maio, faremos um espetáculo com o corpo de baile do Ópera Ballet, uma das escolas de dança mais importantes do Brasil. É um projeto diferente para Cuiabá. A orquestra estará no fosso do palco do Teatro Universitário apresentando o Lago dos Cisnes e outros repertórios importantes do ballet”.

Cuiabá cultural

Surgida por acaso na descoberta de ouro por bandeirantes paulistas, Cuiabá, capital de Mato Grosso, foi fundada no dia 8 de abril de 1719. São 304 anos de história e cultura. A cidade abriga o Centro Geodésico da América do Sul e muita hospitalidade. As comemorações de aniversário não param. A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer prepara uma diversificada e interessante programação cultural. O espetáculo musical da OSUFMT e Flávio Venturini é uma dessas ações. O secretário municipal de Cultura, Aluízio Leite Paredes, não mediu esforços para tornar o projeto viável juntamente com a UFMT, por meio da  Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Senac-MT). O evento ainda conta com apoio cultural da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), do Shopping Três Américas e da Fundação Uniselva.

“É um presente para Cuiabá. Além da boa música, ainda contribuimos socialmente com quem mais precisa”, comenta o secretário Aluízio Leite. O evento de caráter cultural ainda contempla a questão social por meio de doação de alimentos não perecíveis que valerá como ingresso solidário. “Nós nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas. A música é importante para todos nós, e temos de levar a cultura e o lazer aonde o povo está”, finaliza.

Durante o evento, o secretário anunciou o projeto para construção do primeiro Teatro Municipal de Cuiabá. De acordo com ele, a área localizada próximo ao Centro de Eventos Pantanal já está acordada. O próximo passo é buscar recursos financeiros via governo federal.

Música e solidariedade

A doação de alimentos que acontecerá durante o concerto é uma iniciativa do projeto Sesc Mesa Brasil. Segundo a organização haverão pontos de coletas no local do evento.

“Sesc Mesa Brasil é um projeto nacional há mais de 20 anos e tem como prioridade o banco de alimentos. Esses alimentos são doados às entidades filantrópicas que mais necessitam. Para receber as doações, a entidade precisa estar cadastrada no sistema do Sesc Mesa Brasil”, explica Marco Pessoz, vice-presidente do Sistema Fecomércio-MT.

Outra vertente é o ensino do uso e consumo de alimentos. “Além da doação, o projeto também ensina, por meio de aulas, às pessoas sobre o reaproveitamento de alimentos”, conclui Marco.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


Uma palhinha do maestro Fabrício Carvalho: ao piano, ele canta trechos de canções que estão no repertório do espetáculo musical.

Foto: Maurício Motta (Procev/UFMT)

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini

Quando: 23 de abril (domingo), às 18h30

Onde: Parque das Águas (Avenida Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT)

Ingresso solidário: um quilo de alimento não perecível para o Sesc Mesa Brasil

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s