Apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini que acontece neste domingo (23), no Parque das Águas, vai arrecadar alimentos não perecíveis para o projeto Sesc Mesa Brasil.
Conteúdo bbf brasil. acesse, siga & compartilhe
Na manhã de clima agradável (20.04), véspera de feriado nacional, jornalistas, autoridades e convidados se reuniram no Sesc Arsenal, um dos lugares mais bonitos da calorenta Cuiabá, para o lançamento do concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) com Flávio Venturini.

O evento será será realizado, neste domingo (23), às 18h30, no Parque das Águas.
A ação cultural é promovida pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Sistema Fecomércio-MT, Shopping Três Américas e Fundação Uniselva.

A entrega de um 1 kg de alimento não perecível (por pessoa) valerá como ingresso solidário para assistir ao espetáculo musical.
O cantor e compostitor Flávio Venturini é parceiro musical de Milton Nascimento.
(Foto: Divulgação)

Eles juntamente com Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges criaram, no início da década de 1960, o movimento musical Clube da Esquina, em Belo Horizonte (MG). Em 1979 criou a banda 14 Bis com o irmão Cláudio. Ao final da década de 1980, ele parte para a bem sucedida carreira solo.
A vinda de Flávio Venturini é uma ótima oportunidade para os fãs da boa música brasileira ouvir clássicos como ‘Espanhola’, ‘Noites com Sol’, ‘Clube da Esquina II’ entre outros.

A apresentação ainda marca o início da temporada de 2023 da Orquestra Sinfônica da UFMT. Fundada há 44 anos, a orquestra transita entre o erudito, cult e popular, e já reuniu até 30 mil pessoas em seus concertos públicos.
Atualmente é regida pelo maestro Fabrício Carvalho, que também é Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Sob a batuta de Carvalho, a orquestra já subiu aos palcos ao lado de artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Roupa Nova, Dominguinhos, 14 Bis, Vanguart, Guilherme Arantes, Daniel entre outros. O maestro é responsável por mesclar a música erudita, a popular e ainda o rock, na prmeira inesquecível apresentação com a banda mato-grossense Strauss, na década de 1990.
“O espetáculo musical surgiu de uma conversa com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aluízio Leite, sobre a necessidade de juntar forças. O secretário é o pai dessa ideia, de realizar o evento. Conversei com Flávio Venturini, que é meu amigo pessoal. Ele ficou muito animado e me disse: Vou pra Cuiabá sim!”, comenta o maestro Fabrício de Carvalho para o site BBF Brasil. Ele ainda explicou que após levantarem todos os custos para realizar o espetáculo, buscaram os parceiros e apoiadores.

“E deu tudo certo”, nas palavras do maestro e continua, “É um concerto lindo com músicas de Flávio e de outros compositores mineiros como Beto Guedes e 14 Bis. São 50 anos de música brasileira. É para celebrar o amor, celebrar a boa vontade e o bem-querer entre as pessoas. Será um evento lindo para a sociedade”, finaliza emocionado.
Ainda para o site BBF Brasil, Fabrício comenta em primeira mão, o próximo projeto que unirá o Ballet clássico e a orquestra sinfônica. “No próximo 28 de maio, faremos um espetáculo com o corpo de baile do Ópera Ballet, uma das escolas de dança mais importantes do Brasil. É um projeto diferente para Cuiabá. A orquestra estará no fosso do palco do Teatro Universitário apresentando o Lago dos Cisnes e outros repertórios importantes do ballet”.
Cuiabá cultural
Surgida por acaso na descoberta de ouro por bandeirantes paulistas, Cuiabá, capital de Mato Grosso, foi fundada no dia 8 de abril de 1719. São 304 anos de história e cultura. A cidade abriga o Centro Geodésico da América do Sul e muita hospitalidade. As comemorações de aniversário não param. A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer prepara uma diversificada e interessante programação cultural. O espetáculo musical da OSUFMT e Flávio Venturini é uma dessas ações. O secretário municipal de Cultura, Aluízio Leite Paredes, não mediu esforços para tornar o projeto viável juntamente com a UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Senac-MT). O evento ainda conta com apoio cultural da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), do Shopping Três Américas e da Fundação Uniselva.
“É um presente para Cuiabá. Além da boa música, ainda contribuimos socialmente com quem mais precisa”, comenta o secretário Aluízio Leite. O evento de caráter cultural ainda contempla a questão social por meio de doação de alimentos não perecíveis que valerá como ingresso solidário. “Nós nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas. A música é importante para todos nós, e temos de levar a cultura e o lazer aonde o povo está”, finaliza.
Durante o evento, o secretário anunciou o projeto para construção do primeiro Teatro Municipal de Cuiabá. De acordo com ele, a área localizada próximo ao Centro de Eventos Pantanal já está acordada. O próximo passo é buscar recursos financeiros via governo federal.
Música e solidariedade
A doação de alimentos que acontecerá durante o concerto é uma iniciativa do projeto Sesc Mesa Brasil. Segundo a organização haverão pontos de coletas no local do evento.

“Sesc Mesa Brasil é um projeto nacional há mais de 20 anos e tem como prioridade o banco de alimentos. Esses alimentos são doados às entidades filantrópicas que mais necessitam. Para receber as doações, a entidade precisa estar cadastrada no sistema do Sesc Mesa Brasil”, explica Marco Pessoz, vice-presidente do Sistema Fecomércio-MT.
Outra vertente é o ensino do uso e consumo de alimentos. “Além da doação, o projeto também ensina, por meio de aulas, às pessoas sobre o reaproveitamento de alimentos”, conclui Marco.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Uma palhinha do maestro Fabrício Carvalho: ao piano, ele canta trechos de canções que estão no repertório do espetáculo musical.
Foto: Maurício Motta (Procev/UFMT)
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini
Quando: 23 de abril (domingo), às 18h30
Onde: Parque das Águas (Avenida Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT)
Ingresso solidário: um quilo de alimento não perecível para o Sesc Mesa Brasil