Cuiabá vai sediar Feira Internacional de Turismo do Pantanal, entre os dias 04 a 07 de maio, no Centro de Eventos Pantanal. Entrada gratuita.
BBF Brasil: Acesse, siga & compartilhe

Mato Grosso possui biomas importantes como o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Seu potencial turístico aliado à Cultura, o tornam atrativo para turistas e investidores brasileiros e estrangeiros.
Uma das ações para divulgar a cadeia produtiva que envolve o turismo mato-grossense é a da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal). Sediada na capital Cuiabá, o evento começa nesta quinta-feira (4) e segue até 7 de maio, no Centro de Eventos Pantanal. A entrada é gratuita para todas as atrações. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento, que contará com palestras, rodadas de negócios, oficinas, apresentações culturais e gastronômicas.
Neste ano, a FIT traz o tema ‘Tudo Isso é Seu’.

A FIT Pantanal 2023 é uma parceira entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), e o governo do estado, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Dessa vez, em formato de feira, o evento terá uma programação diversificada, com o objetivo de promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em nível nacional e internacional.

O evento ainda conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), as entidades parceiras, Sebrae-MT, Empaer-MT e Seaf-MT, além de mais 14 instituições apoiadoras.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que o evento é uma oportunidade para tornar os pontos turísticos de Mato Grosso mais conhecidos pelo público interno e externo. “Além das belezas como o Pantanal, temos a região do Araguaia, de Campo Novo do Parecis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Primavera do Leste e muitos outros locais com potenciais turísticos pouco explorados e a FIT vem para enaltecer toda essa riqueza do nosso estado”, garante ele.
Já para Alcimar Moretti, organizadora operacional de infraestrutura do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT), o evento une turismo e economia. “Serão atividades que valorizam a cadeia produtiva do turismo, com foco na divulgação das belezas naturais e manifestações culturais, que, consequentemente, promoverão a comercialização de produtos e serviços turísticos do estado”, explica.

O presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, que também responde pela presidência do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), destaca a atuação da Federação na realização do evento. “A entidade máxima do comércio de bens, serviços e turismo já atua pelo segundo ano consecutivo na realização da FIT Pantanal, reunindo entidade ligadas ao turismo para promover o desenvolvimento do setor, sendo a maior entidade representativa no estado”.
Aldeia do Conhecimento: Cursos e Palestras

A ‘FIT Pantanal 2023’ terá uma ‘Aldeia do Conhecimento’ com mais de 70 atividades previstas, entre elas oficinas, palestras, capacitações, painéis e roda de conversa promovidas por diversas entidades, como Senac-MT, Sebrae e Empaer.
A programação inclui diversos temas, como: destinos turísticos, turismo de pesca e suas implicações ambientais, oficina de fotografia gastronômica com smartphone, turismo social, sistema agroflorestal, mulher rural e os desafios protagonizados no ambiente, marketing digital para negócios e destinos turísticos, desafios do turismo de aventura, oportunidades para os hotéis em MT, quitutes cuiabanos, e empreendedorismo da agricultura familiar indígena de Mato Grosso.
“O Senac-MT contribui para o fortalecimento e expansão dos segmentos de turismo, hospitalidade e lazer mato-grossense ao capacitar e qualificar a população em cursos profissionalizantes. Para a ‘FIT Pantanal 2023’, construímos uma programação variada com temas atuais e atraentes para promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em âmbito nacional e internacional”, explica Edson Dahmer, o diretor regional do Senac-MT, a respeito das ações programadas.
Já para Jaime Okamura, um dos organizadores do evento, a Aldeia do Conhecimento é uma boa oportunidade para dialogar sobre turismo e realizar capacitações. “Estamos bastante otimistas com a participação do público, pois teremos mais de 50 oportunidades de treinamentos totalmente gratuitos. Esse é o momento para se aprimorar e adquirir novos conhecimentos com os temas relacionados ao turismo”.
Instrutores da instituição ministrarão as oficinas ‘Capturando o Sabor: fotografia gastronômica com smartphone’, ‘Viajando no Mundo Digital: ferramentas e estratégias para uma viagem conectada’ e de quitutes cuiabanos como francisquito e bolo de arroz nos dias 4 e 5 de maio, nos períodos vespertino e noturno. Os interessados devem fazer a inscrição no site do evento e comparecer ao local com antecedência para garantir a vaga, já que cada atividade apresentada terá um limite de participação.
Ainda na sexta-feira (5), o assessor de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Senac, Antonio Henrique Borges de Paula, estará na ‘FIT Pantanal 2023’ para falar sobre ‘ESG – Conceito à Prática através de Soluções Educacionais’. Pós-graduado em turismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o assessor possui cursos de especialização realizados em centros internacionais de excelência em turismo e hotelaria. Deu aulas na FGV, Universidade Estácio de Sá e foi secretário de Estado do Turismo de Minas Gerais, entre 1999 e 2022.
No terceiro dia da feira, 6 de maio, será a vez do designer de artesanato, Renato Imbroisi, desembarcar na capital mato-grossense a convite do Senac-MT para participar da roda de conversa com artesãos locais e representantes do mercado, das 8 às 12h, e proferir a palestra ‘Tradição e Inovação – novas abordagens do artesanato’. Designer autodidata, Imbroisi desenvolveu metodologia própria de criação e desenvolvimento de peças artesanais em parceria com artesãos. Pioneiro neste tipo de ação no Brasil, que realiza há mais de 30 anos, atuou em todas as regiões do país e em diferentes países do mundo – Japão, Moçambique, Itália, Chile e outros.
Exposição e Espaço do Artesanato
Os quatro dias da FIT 2023 contam com vasta programação, incluindo a exposição ‘Memórias de Mato Grosso’. São esculturas, utensílios e símbolos que compõe o Acervo de Artes do Sesc Arsenal.

O público terá a oportunidade de contemplar obras de artistas plásticos, artesãos, ceramistas e escultores nascidos ou erradicados em Mato Grosso. A exposição ficará disponível para visitação ao longo de todo o evento, no local identificado como ‘Esplanada – Piso da Terra’.
“A curadoria das peças foi feita pensando no tema desta edição da feira, que é ‘Tudo Isso é Seu’. Selecionamos obras de artistas mato-grossenses que representam a diversa cultura local, com suas nuances pantaneiras, indígenas e ribeirinhas. A FIT 2023 é uma excelente oportunidade de utilizar este acervo para aproximar a população da própria cultura”, explica Allan Serotini, diretor Regional do Sesc-MT.
Interessados em adquirir artigos produzidos artesanalmente na região poderão visitar o Espaço do Artesanato, ao lado da exposição ‘Memórias de Mato Grosso’.
Além disso, a Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc-MT estará presente na FIT 2023 apresentando as vantagens do Cartão Sesc, divulgando os serviços oferecidos pela entidade e realizando credenciamento de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Empresários cujos negócios se enquadram na Confederação Nacional do Comércio (CNC) poderão, ainda, conhecer e ofertar os benefícios aos funcionários. Para mais informações, acesse bit.ly/cartaosescmatogrosso.
Atrações Culturais

A FIT conta com extensa programação artística e cultural no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As apresentações deverão acontecer à noite, no palco cultural, com atrações nacionais e internacional.
No dia 04, às 18h, o primeiro dia da FIT Pantanal 2023 contará com a apresentação musical de Wanessa Dias (voz e violão). Às 19h, será a vez da Orquestra Ciranda Mundo (Instituto Ciranda), seguido de apresentação do Grupo Aldeia Wazare, da etnia Paresi, às 20h. Por fim, também haverá a apresentação da Associação Cultural Flor Ribeirinha, às 21h, e show com a banda Scort Som, às 22h.
Já no dia5 (sexta-feira), será a vez de Jhéo Gil na voz e violão, com o Grupo Aldeia Wazare, da etnia Paresi, se apresentando em seguida, às 19h. O Grupo de Siriri Flor de Atalaia vai realizar apresentação de dança às 20h. A atração internacional ficará por conta do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete, do Paraguai, às 21H, e, mais uma vez, com os espetáculos se encerrando com show da banda Scort Som, às 22h.
No dia 6 (sábado), a abertura da programação cultural vai ficar com Vinícius Carvalho (voz e violão), com o grupo de Vila Bela da Santíssima Trindade se apresentando em seguida, às 19h, com a Dança do Congo e do Chorado. O Grupo Mascarados, de Poconé (MT), se apresenta às 20h, com o Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai) se amostrando em seguida, às 21h. A banda Pescuma, Henrique e Claudinho encerra as atrações do dia às 22h.
Domingo, último dia (7), a FIT vai iniciar mais cedo, às 16h, com o Grupo Raízes do Pantanal (Poconé-MT). Em seguida, às 17h, será a vez da banda de sopros do Instituto Germinando Som – Grupo Nativista Som da Cidade (de Campo Verde-MT). Na voz e violão, Joel Delatorre se apresenta às 18h, seguido, novamente, do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai), às 19h. A dupla Nico e Lau encerram o último dia da FIT Pantanal 2023, às 20h.
Inscrições
Para fazer a inscrição no evento e conferir a programação completa, acesse: www.fit2023.com.br
Confira programação
‘Exposição – Memórias de Mato Grosso’
Quando: Dias 4 a 7 de maio, das 8h às 22h
Onde: Esplanada – Piso da Terra no Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Espaço do Artesanato’
Quando: Dias 4 a 7 de maio, das 8h às 22h
Onde: Esplanada – Piso da Terra no Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc-MT’
Quando: Dias 4 e 5 de maio (quinta e sexta-feira), das 17h às 22h | Dias 6 e 7 de maio, das 14h às 22h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
Informações: bit.ly/cartaosescmatogrosso
‘Apresentação Musical – Wanessa Dias’
Quando: Dia 4 de maio (quinta-feira), às 18h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação de Dança – Grupo Flor Ribeirinha’
Quando: Dia 4 de maio (quinta-feira), às 21h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação de Dança – Grupo de Siriri Flor de Atalaia’
Quando: Dia 5 de maio (sexta-feira), às 20h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação Musical – Jheo Gil’
Quando: Dia 5 de maio (sexta-feira), às 18h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação de Dança – Grupo dos Mascarados de Poconé’
Quando: Dia 6 de maio (sábado), às 20h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação Musical – Vinicius Carvalho’
Quando: Dia 6 de maio (sábado), às 18h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
‘Apresentação Musical – Joel Delatorre’
Quando: Dia 7 de maio (domingo), às 18h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Saiba mais
‘Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2023’
Quando: Dias 4 a 7 de maio, das 8h às 22h
Onde: Centro de Eventos Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá-MT)
Entrada gratuita
Informações e inscrição: www.fit2023.com.br