Durante coletiva de imprensa, o governador de Mato Grosso destacou a necessidade de organizar e melhorar a infraestrutura para que o Estado seja uma potência na área de Turismo
BBF BRASIL – ACESSE, SIGA & COMPARTILHE
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) começou na quinta-feira (4) com grande público que visitou os mais de 89 estandes e prestigiou atrações culturais do Estado, assim como as da Bolívia, Paraguai e Peru. Autoridades também estiveram presentes para a solenidade de abertura do evento que ainda contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O evento segue até domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A entrada é gratuita.
Antes da abertura, o governador concedeu entrevista coletiva aos jornalistas. “Essa importante Feira do Pantanal já tem uma longa história e tradição. Ela vai mostrar o potencial turístico de 40 cidades presentes na feira”. Ao ser indagado pelo site BBF Brasil sobre as viagens pelo Estado que ele costuma fazer e quais seriam os melhores atrativos turísticos, Mauro Mendes reconhece a necessidade de mais investimentos para o setor.

“Eu conheço muitas belezas do estado de Mato Grosso. Não tantas quantas nós temos porque o estado é muito grande, e algumas dessas atrações estão em locais de difícil acesso. Mas temos o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o Pantanal, algumas cachoeiras em Vila Bela da Santíssima Trindade e em Jaciara, bem pertinho de nós. O que nós precisamos fazer é organizar a infraestrutura, melhorar a condição de acesso e empacotar tudo isso e divulgar para o Brasil e o mundo. Não tenho dúvidas de que seremos também uma potência na área do turismo.”
FIT Pantanal 2023
Após o hiato de quatro anos, por conta da crise sanitária da Covid-19, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal retorna gigante para celebrar os 30 anos de exitência (ela surgiu como a Festa do Pantanal). São mais de 89 estandes que representam cidades turísticas, autarquias, empresas privadas, setores da agricultura familia e do empreendedorismo, e o governo do Estado de Mato Grosso. O evento ainda contou com a participação de países como a Bolívia, o Paraguai e o Peru. De acordo com a organização, são esperados 100 mil visitantes nos quatro dias de feira.

Com o tema “Tudo Isso é Seu”, a FIT Pantanal tem uma programação diversificada e cultural, com mais de 55 opções de capacitações, oficinas, e palestras com especialistas em turismo, gastronomia, tecnologia e marketing. O mega evento é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Cuiabá, além do apoio de dez entidades ligadas ao trade do turismo.