Cultura: Nivea Castro de volta ao lar

Artista visual realiza nesta sexta-feira (12.11), mais uma exposição icônica em Chapada dos Guimarães


Você lê aqui conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é crime!


Natureza.

Índice. Sumário.

Viver. Sentir. Expressar.

Embelezar. Arte Exemplar.

Ceará. Maranhão.

A Ancestralidade.

Singular Maternidade.

Tempo Presente. A Pluralidade.

Rosa. Flor. A Face. O Amor.

Obras. As Cores. A Abstração.

Grandeza. Alma.

O valioso coração.

Momento. As Telas. A Visitação.

Solar Chapada dos Guimarães-MT: Exposição!

Acróstico.

(Airton Reis)

O poema acima foi escrito para Nivea Castro. O poeta Airton Reis expressou o jeito de ser – ora visceral … ora inocente da artista multiplurarista, maranhense de nascimento, cearense de coração e chapadense de alma. Além de desbravar pelas Artes Visuais, ela ainda permeia pela música – canta e dança muito bem. Tem no currículo passagem pela Europa, discos gravados no Brasil e trabalhos na televisão cearense. Há 10 anos, Nivea e o marido André chegaram à Chapada dos Guimarães (70km de Cuiabá-MT). Ela já havia dado um tempo com a carreira artística. A bela e aprazível cidade serrana não apenas devolveu a vontade de criação da artista como também lhe deu uma filha, Iuane, de quatro anos. Família completa e com muita arte ao redor.

Presente de Chapada: Nivea, Iuane e André. Família feliz durante abertura da Exposição das Obras de Nivea Castro (2019)

Em 29 junho de 2019, Nivea sacudiu o cenário das Artes Plásticas com uma exposição icônica no centro comercial da Chapada. O evento foi uma forma de agradecer à cidade pela acolhida e inspirações. Ainda no mesmo ano, a família retornou para o Ceará. Era um período de férias e reencontros familiares, porém nem eles (e nem ninguém) contava com uma pandemia. A estadia se prolongou e Nivea continuou a pintar, e dessa vez se inspirou no mar e toda a sua mitologia. O retorno a Mato Grosso aconteceu no segundo semestre de 2021, e entre a reforma da bela casa e novas pinturas nasceu a ideia de realizar a exposição ‘Nivea por Nivea’.

Confira alguns momentos da exposição de obras de Nivea Castro realizada em 2019. Fotos de Janaina Melo:

Da esquerda para direita: o fotógrafo Geraldo David, Nivea Castro, a jornalista Bárbara Fontes, e André




“Eu nunca deixei Chapada. Eu viajei e a pandemia me parou. Eu fui para o Ceará divulgar o meu trabalho de artista plástica, e não pude voltar. Chapada é a minha casa. Sai de casa [dos pais em Fortaleza] e me casei aqui. Meus melhores amigos, que me acolheram quando eu cheguei, estão aqui e posso dizer que é por isso que estou fazendo essa exposição. Para mim é uma celebração poder reunir essas pessoas e rever algumas obras minhas que estão com colecionadores e que também estarão expostas.”

— Nivea Castro

Exposição ‘Nivea por Nivea’

Diferente da exposição ocorrida em 2019, Nivea Castro não irá expor sozinha. Ela dividirá os holofotes com a empresária e artista plástica Patrícia Bayma. Ela é proprietária da charmosa pousada Manacá da Serra, situada na cidade. “Se eu pudesse traria todo mundo que expõe comigo desde o início da minha carreira aqui em Chapada, mas no momento não dá por conta da pandemia. Eu já vinha acompanhando o trabalho da Patrícia. Eu acho lindo! Eu sou fã do trabalho dela. Ela é uma pessoa que me ensina muito. Ela é a pessoa certa para estar nesta exposição”, comenta Nivea.

A abertura acontece na sexta-feira (12.11) para convidados e sob o comando de DJ Latino. A partir da terça-feira (16.11), a exposição ficará aberta para visitação – mediante agendamento – por dois meses. Será uma boa oportunidade para os visitantes apreciarem as obras de arte (são cerca de 30 obras compostas de telas, esculturas e instalações) e conhecerem a casa e a artista pessoalmente. O funcionamento será de segunda a sexta, horário das 15h até as 20h. A exposição estará fechada aos sábados, domingos e feriados. É importante ressaltar que todos os protocolos de biosseguranças contra a COVID-19 serão respeitados.

Durante os 60 dias de exposição, a artista fará quatro eventos com performances. O primeiro acontecerá durante a abertura. Já o segundo será no mês seguinte em alusão ao Natal. Os demais eventos serão anunciados nas redes socias, e também no BBF Brasil. Aguarde!

Serviço

Exposição ‘Nivea por Nivea’

Abertura para convidados: 12 de novembro (sexta-feira), a partir das 19h.

Visitações: De segunda a sexta-feira, das 15h as 20h. Somente via AGENDAMENTO.

Local: Avenida D, nº 06 – Bairro: Florada da Serra (ao lado da Palhoça) – Chapada dos Guimarães-MT.

Contato: (65) 99289.3600

Entrada gratuita.

Saiba mais

Exposição das Obras de Nívea Castro em 2019

Instagram da artista: @pinturadenivvea e @niveacastro2020


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s